Vamos lá……. Dor é um assunto subjetivo porque o limiar de dor de cada pessoa varia e varia muito. Sem falar que o nível de ansiedade do paciente pode atrapalhar na instalação do sal anestésico ou até mesmo fazê-lo sentir de forma exagerada um estímulo. Na minha prática clínica já vivi situações em que um pouco mais de anestesia foi necessária até atingirmos o conforto e , por outro lado, não poucas vezes notei o paciente até dormir durante o procedimento. Fato é que colocar um implante é MUITO MENOS dolorido do que arrancar um dente, tentando te trazer uma informação mais palpável. Um bom protocolo medicamentoso ajuda muito. Quer saber mais? Entre em contato. Terei prazer em conversar com você.
Implantes dentários são dispositivos em titânio
O que são os implantes dentários
Implantes dentários são dispositivos feitos em titânio que servem para substituir a raiz do dente e dar suporte a uma prótese, contribuindo assim para uma melhor aparência física e função mastigatória .
Osteonintegração
Um dos fatores responsáveis pelo sucesso de um implante é a osteointegração, um fenômeno de soldagem entre um osso vivo e um metal (titânio). Esta soldagem é feita com óxido de titânio que cobre a superfície do implante.
O fenômeno da osteointegração foi descoberto pelo professor Bränemark, cirurgião ortopédico sueco, no final da década de 1950. Ele foi o precursor da implantologia moderna. Ele estudou os fenômenos de reparo ósseo em seu laboratório em Gotemburgo.
Na época, mandou fazer um tubo de metal que enroscou na tíbia de um coelho. No final desta preparação havia uma câmara óptica que permitia filmar os fenómenos de reparação óssea. Esta câmara era feita de titânio. Quando o professor Bränemark quis recuperar esta câmara óptica, concluído o estudo, percebeu que ela estava soldada ao osso do coelho sacrificado.
Fases da osteintegração
- O implante será inserido no osso para que não se mova.
- O osso será assim capaz de se reformar em torno do implante.
- Durante a fase de cicatrização, o processo vai causar anquilose do implante dentário e bloqueá-lo.
Por que utilizar o titânio
O titânio é o primeiro material conhecido totalmente biocompatível.
Implantes dentários usados anteriormente não podiam ser osseointegrados. O aço ou o tântalo levaram esses implantes a um encapsulamento fibroso, isolando-os do osso (fibrointegração). Houve então altas rejeições e taxas de fracasso.
Graças ao titânio, a noção de rejeição desapareceu.
Além disso, quer se trate de titânio ou de ligas de titânio, nenhum fenómeno alérgico foi identificado após mais de 25 anos de utilização.
Durabilidade
A confiabilidade dos tratamentos atuais, de acordo com os vários estudos publicados, oferece uma taxa de 91% para a sobrevivência do implante a longo prazo (20 anos).
Quer saber mais?
Leia nossos outros artigos, conheça a biografia do Dr. Souza Aguiar ou agende uma consulta na nossa clínica em São José dos Campos, onde utilizamos das mais modernas técnicas de implantes para a obtenção dos melhores resultados.
Deseja tirar uma dúvida? Escreva abaixo nos comentários, responderemos em breve. Se preferir, utilize nosso formulário de contato clicando aqui.
Implantes Dentários em São José dos Campos
É desnecessário explicar a importância de se possuir dentes saudáveis com estética apropriada.
Que a causa tenha sido um acidente, uma doença ou mesmo um descuido, o especialista em implantes estuda o seu caso, analisa as opções possíveis e lhe oferece a melhor solução para corrigir o problema, seja em implantes dentários ou próteses confortáveis.
Você, sem dúvida, sabe o valor de seus dentes e por isso deve procurar o melhor atendimento.
